Dados Gerais de Lage dos Negros

O Bioma caatinga possui uma área de aproximadamente 100 mil Km², abrangendo 10% do território nacional e fica localizado na faixa subequatorial, entre a Floresta Amazônica e a Floresta Atlântica. Na maior parte da sua área o clima é quente e semiárido com a média de temperatura anual ficando entre 27º C e 29º C e média pluviométrica inferiores a 800 mm. Na Caatinga a característica marcante é a irregularidade na distribuição das chuvas. Sendo assim os rios por sua vez são intermitentes, só desaguando apenas nos períodos das chuvas, tendo os seus cursos interrompidos durante a estação seca.


As vegetações para suportar a falta de água, perdem as folhas e ficam com o aspecto de mortos. Mas após as primeiras chuvas a diversidade animal e vegetal se tornam bastante evidente com as plantas florescendo e os animais entrando em fase de reprodução, deixando os seus descendentes que herdaram a sua adaptação para poder suportar o longo período de estiagem.


MEIO FÍSICO


Clima:

O clima predominante é o quente do semiárido, isto porque o território está localizado no polígono da seca. Onde a temperatura média varia entre 23 a 28º C, e as chuvas variando entre 300 a 2000 mm anuais, mas, durante os últimos anos estas chuvas não estão ultrapassando 400 mm anuais (BAHIA, 1994).


Relevo : O território apresenta um relevo diversificado com uma verdadeira cadeia de serras, vales, grotas, tabuleiros e grutas. Temos a Serra do São Francisco, que compreende quase todo o território, Vale do Salitre, com uma verdadeira grade produtiva de hortaliças irrigadas, grotas, tabuleiros. Existem uma grande diversidade de Cavernas, que é um atrativo para diversos pesquisadores que, vindos de diversas partes do Brasil e também do mundo, ficam maravilhados com a grandiosidade e a diversidade de nossas grutas, entre elas destacam-se a gruta da Boa Vista, com mais de 100 Km de galerias sendo a maior caverna do hemisfério sul do planeta, a gruta do Sumidouro, que é a mais visitada da região, a gruta da Barriguda e a do Convento onde elas estão entre as maiores do Brasil.

Hidrografia:

O território está localizado dentro da Bacia do Rio Salitre, um dos afluente do Rio São Francisco, onde ao longo das margens do rio há uma riqueza em cultivo de hortaliças e frutas irrigadas.

Tipos e aptidões dos solos:

Geologicamente o solo do território é dividido em arenitos, argilosos depósitos eluvionares e coluvionares, calcário e depósitos fluviais (BAHIA,2006).

O solo apresenta grande riqueza mineral como ametista, amianto, barita, calcário, calcita, calcita ótica, cristal de rocha e outros (SEBRAE, 1996).



MEIO BIÓTICO


Vegetação:

A vegetação do território é quase toda constituída por caatinga, destaca-se os tipos caatinga arbórea densa, com e sem palmeira, caatinga arbórea aberta, caatinga florestal (SEBRAE, 1996).

Algumas plantas de nossa vegetação armazenam água como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para poder absorver o máximo da água da chuva. Algumas espécies mais comuns da região são: umburana, juazeiro, jurema preta, licurizeiro, umbuzeiro, mandacaru, aroeira, pau d'arco roxo e amarelo.

Na caatinga existem áreas com muita umidade, onde são chamados de brejos. Nessas áreas é possível produzir quase todos os tipos de alimentos. Essas áreas se localizam próximas as onde a quantidade de chuva é maior.


Fauna:

Existem várias espécies de animais no ecossistema do território de Lage dos Negros que juntas colaboram para o equilíbrio ecológico do nosso ambiente. Dentre estes podemos citar: veado, teiú, preá, sagüi, raposa, pomba asa branca, beija-flor, papagaio, carcará, gavião, etc. todos em pequenas quantidades pois a caça predatória está levando a nossa fauna para um estágio critico. Entre as quais destacaremos: tatu, onça, ema, periquito, pássaros diversos.



MEIO SÓCIO-ECONÔMICO


População :

A população estimada pelo IBGE dentro do território em 2007 era de aproximadamente 12.000 habitantes nas 23 comunidades quilombolas do território.


Atividades econômicas:

A economia dentro do território e basicamente compostas por dois setores


Setor Primário:

- Agricultura: a cultura de maior destaque é o sisal, seguido de outras culturas como mamona, milho, feijão, mandioca, hortaliças e frutas.

- Pecuária: as condições climáticas favorecem a atividade pecuária de caprino cultura, pela maior resistência dos rebanhos, mas também se desenvolvem outras atividades como bovinocultura, suinocultura, ovinocultura e apicultura.

Setor Terciário: 

Onde destacamos o comercio varejista do território, com insumos agrícolas, serviços na área de educação e saúde.


Saúde:

No setor de saúde, apresenta uma característica precária, onde que no território contamos apenas com um único posto de saúde, onde o atendimento e oferecido pelo Programa Saúde na Família – PSF, e atende a uma população superior a 15 mil pessoas entre 23 comunidades.


Educação :

O Quilombo de Lage dos Negros, conta com uma rede de ensino que oferta desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, onde destacamos na Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 3º ano a Escola Quilombola Rural Professora Angélica Pinto de Carvalho, também no ensino Fundamental ano Iniciais e Sala de Recursos a localidade possui as Escolas Municipais Luiz Manoel Celestino e Otaviano Feliciano da Gama. Já no Ensino Fundamental Anos Finais é ofertado pelo Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino, no Ensino Médio é ofertado Colégio Estadual Quilombola Luiz José dos Santos. Já no Ensino Superior existem institutos que fazem parcerias com diversas faculdades de ensino, oportunizando o ingresso de nossos jovens no ensino superior.