Hilta Costa Araújo, nasceu na Fazenda Baixas, região de Lage dos Negros, filha de Florência Costa Araújo e Felipe José Araújo. É mãe de um filho e construiu sua trajetória marcada pelo engajamento social e pela defesa das comunidades quilombolas.
Desde a juventude, esteve presente nos movimentos sociais, participando ativamente da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), das Comunidades Eclesiais de Base e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Sua atuação consolidou-se também como liderança no movimento negro, destacando-se pela militância em prol dos direitos das populações tradicionais.
É uma das cofundadoras da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas (CONAQ), instituição que desempenha papel central na luta pela valorização e garantia de direitos dos povos quilombolas no Brasil. Além de sua contribuição política e social, Hilta Costa Araújo atua como professora da rede pública estadual da Bahia, mantendo seu compromisso com a educação e a formação cidadã.