Eliete Maria Lourenço, nasceu em oito de setembro de um mil novecentos e cinquenta e oito (08/09/1958) no povoado de Gameleira de Dida. Filha de Tiburcio Joaquim Lourenço e Vitalina Maria Lourenço.
Foi casada com José Valdo , e desta união nasceu o filho do coração Lucas Lourenço Santos.
Na comunidade desenvolveu muitas atividades como agricultora, trabalhou no sisal, professora, diretora escolar , coordenadora escolar .
Hoje aposentada da função de educadora, continua com suas atividades sociais na escola Misael Ferreira Barros como voluntária, alfabetizando crianças com dificuldades de aprendizagem, na comunidade e na igreja que frequenta Assembléia de Deus.
Sua maior inspiração para seguir a vida de parteira veio de sua avó Maria Francisca de Jesus, que muitas vezes era chamada para ajudar em partos e transmitiu a Eliete esse dom e coragem de servir.
Seu maior sonho era ser enfermeira chefe. Para aprofundar seus conhecimentos fez curso de enfermagem no Hospital São Francisco. Assim, deu início a uma caminhada de aproximadamente 22 anos dedicados ao cuidado com mães e bebês.
Sua maior dificuldade enfrentada na vida, foi sair de sua comunidade, do aconchego da familia e se deslocar para a cidade de Campo Formoso para trabalhar como empregada doméstica e estudar.
Relata que o parto mais dificil que acompanhou foi no hospital São Francisco, de uma criança que nasceu morta, assim que o médico levantou o bebe para mostrar a mãe e esta chorou, o coração de Eliete partiu na hora, vindo a desfalecer suas forças, e neste momento desmaiou.
O seu último parto feito na comunidade foi em 01 de junho 2011,onde nasceu Ianna Emanuelle, filha de Josenice e Manoel.