Enedina Custodio de Souza, nasceu no ano de um mil novecentos e trinta e três (1933) em Pindobaçu e faleceu no dia vinte e seis de junho de dois mil e vinte (26/06/2020) no hospital São Francisco na cidade de Campo Formoso- Bahia.
Conhecida popularmente com mãe Nedina, foi casada com Solteiro Nascimento Barros e desta união nasceram 5 filhos, sendo eles: Maria Custodio de S Em vida dona Nedina desenvolveu as seguintes atividades: Parteira, rezadeira, agricultora. No momento das rezas e dos partos ela utilizava folhas de ciriguela, aroeira, hortelã, e nos momentos da agricultora fazia plantação de alimentos para a subsistência.
Em vida dona Nedina desenvolveu as seguintes atividades: Parteira, rezadeira, agricultora. No momento das rezas e dos partos ela utilizava folhas de ciriguela, aroeira, hortelã, e nos momentos da agricultora fazia plantação de alimentos para a subsistência.
Nedina aprendeu os ofícios de rezar e ser parteira observando os mais velhos da comunidade, iniciando assim, sua trajetória para servir e ajudar as pessoas que solicitavam sua ajuda, conquistando desta forma confiança e se tornando uma pessoa querida por todos, ficando conhecida por todos com Mãe Nedina.
Assim como toda pessoa Nedina tinha vários sonhos, mais o maior deles era ter fartura em sua mesa, para concretizar este sonho, enfrentou vários desafios, sendo a pobreza o maior deles.
Em sua trajetória como parteira fez aproximadamente mais de 100 partos pois dentre todas as parteiras da região ela era a mais famosa e era muito habilidosa, ela fazia parto em toda região.