Nascida no dia 05 de agosto de 1925, Na Lage dos Negros Campo Formoso/BA, filha de Domingos Miguel da Costa e Primavera ou Prima de Jesus, tinha 3 irmãos, Irene, Faustino e Teodoro, e, 1932, na grande seca viu Teodoro morrer de fome, casou-se muito cedo aos 14 anos com Galdino Saturnino da gama com quem teve 4 filhos, Josefa, Saturnina Cristino e Catarina. Aos 23 anos o marido morre e a deixa viúva com os filhos pequenos. (Devido as dificuldades da época três dos quatro filhos morreram, criando somente a Catarina que até hoje ainda vive). Diante das tantas dificuldades, viveu situações extremas, chegando a viajar longas distancias em busca de trabalho para garantir o sustento dos filhos. Chegou a carregar pedras na cabeça em troca de alimento. Depois de algum tempo conheceu Felipe com quem começou um novo relacionamento (vieram a se casar depois) com quem teve outros cinco filhos: Rosalvo, Josefa, Firmiano, Hilta e Justino. Embora analfabeta, conseguiu botar os filhos na escola, e viu todos alfabetizados, fazendo aquilo que ela tanto quis e não conseguiu. Carregava consigo o grande desejo de um dia apreender a ler e escrever, como externou uma vez na sua participação no Documentário Quilombos da Bahia de Antonio Olávio: “Dizem que papagaio velho não fala mais moço, mas eu ainda quero falar”
Mulher pequena de estatura, mas de uma fé inabalável e alegria imensurável, católica fervorosa, dedicava a maior parte do seu tempo a serviço da igreja, orando, rezando, cantando, entoando benditos e tocando na bandinha musical da igreja nos momentos especiais, principalmente nas noites de Natal.
Talvez por sorte ou ironia do destino, no 9 de maio de 1998 ficou viúva novamente, já com a idade avançada resolveu não se envolver mais com nenhum relacionamento até o final dos seus dias, na hora de sua partida as últimas palavras que proferiu foi pedindo que deixasse a sua televisão ligada no canal de Tv Canção Nova de quem era fã incondicional. Faleceu no dia 11 de fevereiro de 2016, na sua residência na Lage dos Negros, deixando para toda sua familia um grande legado