Maria da Glória Ribeiro
Nasceu em 09 de maio de 1957 na fazenda Baixas do Jaime, município de Campo Formoso; filha de Donata Maria de Jesus e Lucindo Félix Ribeiro. Casada com Argemiro Paulo da Silva com quem teve quatro filhos.
Doméstica e trabalhadora rural, iniciou sua vida na educação com a ideia do Sr. Nilson Miranda, que na época, junto as autoridades municipais tinha um cargo de enfrentante a que lhe era dada oportunidade de buscar meios e soluções para os problemas das comunidades.
Relatos de sua história na educação de Patos
Vendo a necessidade das crianças, jovens e adultos que precisavam de ser alfabetizados, juntou-se com os moradores desse povoado. Daí surgindo a ideia de nomear alguém que tivesse a capacidade de assumir a responsabilidade de ensinar, e assim transformar o desejo daquelas famílias que ali se encontravam. Dada as circunstâncias, foi me dada a oportunidade de assumir esse cargo como professora, pois já desenvolvia de forma razoável a leitura e a escrita.
Confesso que foi grande o desafio, pois, além do pouco conhecimento, o espaço não oferecia os recursos necessários. Usando apenas uns banquinhos de madeira que os alunos traziam de suas próprias casas, e uma mesinha onde eles se reuniam ao redor para realizar suas tarefas de leitura e escrita. As aulas eram realizadas numa casinha de taipa e chão batido. O tempo foi passando e o número de alunos foi aumentando gradativamente, e aquele espaço já não era mais o suficiente para acomodar a todos. Foi realizada uma reunião, e daquela conversa surgiu a ideia de solicitar ao prefeito, que na época era o Dr. Salomão, uma escola para essa comunidade, entregando conforto e a satisfação de estar em uma sala de aula. E foi aí que no ano de 1983, surgiu a Escola Coração de Jesus.”
O decorrer da minha jornada foi muito desafiador, mas também muito proveitoso. Sempre estava em busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamento, participando de cursos e jornadas pedagógicas. Também concluí o magistério que durou 4 anos, tendo que me deslocar até a cidade de Campo Formoso aos finais de semana durante todo esse tempo. Para assim, trazer a essas crianças e jovens, uma metodologia atraente e transformadora, para que eles se sentissem cada vez mais empolgadas com a rotina escolar. No ano de 2003 entrei para a faculdade de pedagogia, concluindo no ano de 2007 onde adquiri muita experiência, como professora e mediadora dos meus alunos e comunidade.
Hoje me sinto realizada, pois tive o privilégio de participar da alfabetização da maioria das pessoas da minha comunidade, onde alguns que hoje ocupam o mesmo cargo de educador (a), deixado por mim no ano de 2012. Demonstram gratidão, carinho e respeito com a minha pessoa.
Termino dizendo que a jornada não foi fácil, mas foi muito prazerosa, a convivência entre a família, crianças, e a comunidade é muito gratificante.