Josefa Félix Carvalho, nasceu em vinte e nove de janeiro de um mil novecentos e quarenta e nove (29/01/1949), no povoado de Sangradouro I, município de Campo Formoso-Bahia. Filha de Aurelina Felix Carvalho e pai ausente.
Casada com José Francisco Rodrigues dos Santos, onde desta união nasceram nove filhos, os quais são: Osmar Carvalho dos Santos, José Carvalho dos Santos, Vilma Carvalho dos Santos, Edson Carvalho dos Santos, Manuel Carvalho dos Santos, Eunice Carvalho dos Santos, Edilson Carvalho dos Santos, Maria Sueli Carvalho dos Santos, Paulo Carvalho dos Santos. Dona Josefa Sempre morou na comunidade com a sua família.
O seu maior sonho era que todos os seus filhos fossem formados. Em decorrência da sua determinação hoje tem filhos formados em faculdade, outros são professoras, todos estão trabalhando.
Relata que para que os filhos estudassem precisou pagar aluguem para os mesmos na cidade, em um tempo difícil. Se dedicou também aos estudos pois só tinha a 4º série, mesmo diante de tantas dificuldades fez telecurso 2000, estudou da 5º a 8º série no Colégio Polivalente. Estudou o Ensino Médio em Bonfim.
Todo o seu esforço e dedicação com relação ao estudo dos seus filhos e o seu, agradece ao incentivo de seu Âgado, que incentivou ela a estudar e fazer o curso de Agente de Saúde, na época tinha todos os filhos pequenos, sendo necessário para isso um desdobramento nas atividades de dona de casa, mãe e estudante.
Aprendeu o ofício de ser parteira com Maria do Zeferino, parteira que atuava em Barrocas. Aprimorou também o oficio com Maria do Teodoro, conhecida com Mariquinha, que ao adoecer, orientava Zefinha como proceder nos partos. Outra parteira que também foi crucial nos ensinamentos foi dona Rosinha de Lages de Cima.
O seu primeiro parto foi de Luana filha da Derlina, há mais ou menos vinte anos atrás e o último foi de Catarina filha de Paula há quatro anos atrás.
Os procedimentos realizados no momento do parto, tem início com a organização do quarto para receber parturiente, banhos com folhas de mamão, algodão antes do parto, e após o parto não utiliza nenhuma erva.
Em sua trajetória dona Zefinha ajudou a vir ao mundo por intermédio de suas mãos seis crianças (06). Relata que o parto mais difícil a ser realizado foi de uma parturiente, que após o parto não conseguiu despachar, sendo necessário deslocar a mesma para o Hospital São Francisco.
Atualmente encontra-se na área de agente comunitária, orienta as pessoas com a saúde e prevenção. Um momento que traz grandes recordações relacionadas a sua vida profissional, foi conciliar as funções de mãe e esposa, foi muito difícil, mas todo esforço, dedicação e momentos de renúncia de suas vontades, vieram com recompensas.
De todos os seus sonhos a serem realizados, havia um, que desde o seu primeiro filho almejava, que era ver seus filhos e netos conquistando suas coisas. Os seus maiores desafios na comunidade foram criar os filhos pois as condições financeiras não eram boas. A senhora Josefa é uma verdadeira guerreira, que possuí muito amor e compaixão. Com um coração puro e uma fé inabalável, ela se dedica a ajudar aqueles que precisam, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Seguindo a religião católica, inspirada nos ensinamentos da palavra de Deus, sua religião não é apenas uma prática, mas uma forma de vida que a inspira a tratar bem ao próximo e ser uma fonte de esperança e conforto para os que estão ao seu redor.