Maria de Telles Carvalho, mais conhecida como dona maninha nasceu em cinco de setembro de um mil novecentos e trinta e oito (05/09/1938) em Baixa Grande, município de Campo Formoso- Bahia. Filha de Antônio Lopes de Carvalho e Alice Telles de Souza Cruz.
Casada com José de Souza Cruz, onde desta união nasceram dezesseis filhos, os quais são: Joselita, Maria, Vandete, Manoel (in memoria), Flavia, Carlos, Cristiane, José, Bertulina, João (in memoria), Moises, Edilson, Eliane, Elenildo, Erivam e Maria Celia.
Chegou na comunidade de Gameleira do Dida no ano de 1955, quando casou com seu José. Na comunidade, desenvolveu muitas atividades, como Parteira, agricultora, dona do lar e exercia funções na igreja católica que frequentava. Atualmente, está aposentada e não exerce mais nenhuma função profissional.
Como parteira, seu primeiro parto foi de uma moradora de gameleira do Dida, por nome de Bertulina. Seu último parto foi de Poro onde nasceu Maria Clara no dia 12 de fevereiro de 2012.
Aprendeu o oficio de ser parteira sozinha, pois foi obrigada, ao ver que na comunidade não existiam pessoas habilitadas para exercer tão nobre função.
Para não deixar sozinha a mulher que estava precisando de ajuda nesse momento tão difícil ela estendeu sua ajuda. No desenvolvimento dessa atividade, por intermédio suas mãos vieram ao mundo aproximadamente 100 crianças.Durante os preparos para o parto, enquanto parteira, ela arrumava a cama, deitava a parturiente na posição correta e iniciavam os procedimentos para o parto.
Em seus relatos, lembra que todos os partos foram bem sucedidos.
Em sua trajetória de vida, passou por muitas dificuldades, mas a maior delas foi criar muitos filhos em condições difíceis, mas todo esforço, dedicação e amor veio como recompensa ver seus filhos crescerem felizes e saudáveis. Hoje, com 87 anos, dona maninha não exerce mais sua função de parteira e atualmente encontra-se aposentada
Antigamente frequentava a Igreja Católica de sua comunidade, porém, devido a sua condição física não frequenta mais, entretanto, continua com muita fé e gosta muito de cantar canções católicas.