Raquel Ferreira do Nascimento, nasceu no dia dez de dezembro de um mil novecentos e trinta e seis (10 /12/1936) na cidade de Carrapichel, município de Senhor do Bonfim. Faleceu no dia doze de dezembro de dois mil e vinte e dois (12/12/2022), no povoado de Gameleira do Dida. Era filha de Tibúrcio Joaquim Lourenço e Isabel Joaquim Santos. Raquel chegou na comunidade de Gameleira do Dida no ano de 1953.
Casou-se com o Joaquim Vitorino do Nascimento, nascendo desta união seus nove filhos os quais são: Joana Ferreira do Nascimento, José Ferreira do Nascimento, Oseias Ferreira do Nascimento, Maria José Ferreira do Nascimento, Elizeu Ferreira do Nascimento, Jaelson Ferreira do Nascimento, Irenilde Ferreira do Nascimento, Josué Ferreira do Nascimento e Maria Helena Ferreira do Nascimento (in memória).
Sua religião era evangélica. Seu maior desafio enfrentado na vida foi sair da sua terra natal para morar em Gameleira do Dida. Seu Sonho sempre foi ser parteira, e realizou. Aprendeu a arte de ser parteira com sua sogra, Maria. Raquel trabalhava na roça, era dona de casa e desenvolvia serviços sociais na Igreja Assembléia de Deus onde congregava.
Os procedimentos utilizados por ela durante o parto, era ferver mastruz ou barbatimão e usava o liquido para banho de assento, para “tirar frieza”, evitando que o parto ocorresse antes da hora.
O parto era realizado em um ambiente preparado com água quente, com o auxílio de materiais como tesoura esterilizada, compressas e álcool. Para o cordão umbilical, usava-se linha de crochê trançada e fortalecida.
Seu primeiro parto realizado foi em um filho de Laurentina, o último foi em Maria. Em sua trajetória como parteira foram 95 partos, os quais permitiram que estas crianças viessem ao mundo por intermédio de suas mãos.