Rodrigo Vicente da Silva é um educador e líder comunitário apaixonado, nascido no Quilombo do Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim-Bahia. Aos 45 anos, é casado e pai de 3 filhos, valores que guiam sua vida pessoal e profissional.
Com uma formação acadêmica sólida, é Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar, Gestão Pública e Educação Quilombola, além de ser Historiador e teólogo. Sua paixão pela educação o levou a se tornar professor da rede municipal de Campo Formoso em 2002, onde trabalha incansavelmente para promover a educação de qualidade e a valorização da cultura quilombola.
Foi um dos fundadores da Associação Quilombola de Lage dos Negros, e um dos grandes resposáveis pelo resgate do Amassa o Barro com um documentário em parceria com a SEPROMI, também foi
Atualmente, é o Gerente de Educação Escolar Quilombola e Educação Antirracista do município, liderando iniciativas importantes para promover a igualdade racial e a inclusão social. Sua dedicação e compromisso com a educação e a comunidade quilombola são inspiradores, e seu trabalho tem impacto positivo na vida de muitas pessoas.