Nascido em Barreira-Salitre, porém criado no povoado de Baixinha. Nasceu dia 08 de agosto de 1925 e faleceu dia 23 de agosto de 2003. Era filho de Rufina Marculina de Carvalho e de Eliodório Fagundes de Souza. Seu avô era Antonio Fagundes (um imigrante europeu) que migrou de Curaçá para a região do Salitre; comprou terras no povoado de Barreiras e Queixo Dantas. Conheceu dona Antônia Nascimento, que era sua prima e moradora de Gameleira do Dida com quem casou-se e teve 08 filhos
Teotônio foi um trabalhador rural que possuía terras no Cercadinho, Mulungu, Borges e Salitre onde cultivava principalmente mandioca que era transformada em farinha nas casas de farinha do mesmo; uma em cercadinho e outra em Mulungu.
Gostava de organizar pescarias na região do Salitre, porém sua maior diversão era tocar sanfona, violão e banjo. Participava de festas tocando junto com companheiros como Elisiário da Lage de Cima, Zé da Benedita de Borges e Juvenal do Pacuí. Além de tocar sanfona, ele consertava sanfonas e violão.
Vendedor de peças para bicicletas em Lage dos Negros, seu Teotônio também consertava bicicletas, bem como fabricava redes e tarrafas para pescarias.
Lembrando que, todo esse conhecimento em várias áreas, não foram adquiridos cm cursos ou escolas pois o mesmo estudou apenas o fundamental I. Era um homem muito inteligente e com visão futurista